Perguntas de Prova


Salário Professor: Em julho de 2012, já computados todos os adicionais.
Profissional em início de carreira, 40 horas.

Salário Analista: Em julho/2012.
Profissional em início de carreira, 40 horas.

Para evitar discussões infrutíferas considerei uma das esferas do governo que melhor remunera seus professores, que é a Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro. Se fosse considerar o que o Estado do Rio de Janeiro paga, o quadro seria bem mais deprimente. Também seria bem deprimente se colocasse o salário que é pago aos professores que alfabetizam nossos filhos, que tradicionalmente e inexplicavelmente recebem bem menos.
Também não foram computados eventuais benefícios pagos a analistas, não divulgados em edital.
Também não considerei as diferenças entre as condições de trabalho, uma vez que a prefeitura do Rio possui escolas em locais bastante inóspitos se comparados com os "Palácios" da Justiça e dos Tribunais de Contas. 

Em momento algum estou subentendendo a ideia de que o promotor público ganha demais! O foco, na verdade, é o seguinte: se existe uma diferença tão grande, deve ser porque uma profissão é muito mais importante para a sociedade do que a outra (visto o acesso ao Magistério em uma Universidade Pública não é nem de longe mais simples do que a acesso às carreiras do Ministério Público). Para mim, entretanto, isso não é verdade. Logo, a pergunta persiste: por que o professor ganha tão menos?

Não consideramos nesta análise a diferença que normalmente existe entre as condições de trabalho de um e de outro, vantagens que não são necessariamente pecuniárias e a dificuldade que existe para se conseguir reajuste salarial (já viu greve de promotores?)...

Salário professor: Em julho de 2012, já computados todos os adicionais.Profissional em início de carreira, 40 horas, federal 
(em geral, mais bem remunerado).


Salário promotor: Em julho/2012, SEM considerar adicionais. Profissional em início de carreira. 
Há estados da Federação que pagam mais.


Inspirados nestas perguntas reflitam sobre estes temas:

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/desembargadores-do-tj-rj-ganham-supersalarios/1782535/









Comentários

  1. Boa noite, Demétrius!

    O que te impede de ser um ANALISTA DO TCE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada...
      Inclusive, exatamente por isso, não sou professor do Estado.
      Mas a minha opção não está em pauta.
      É a opção de Estado em ter "Analistas do TCE" e não ter professores para formar os nossos "Analistas do TCE", que é o que já está acontecendo atualmente.

      Excluir

Postar um comentário